Home Instalação e uso do gerenciador de versões do Ruby: RBENV
Post
Cancelar

Instalação e uso do gerenciador de versões do Ruby: RBENV

Antigamente, gerenciar multiplas versões das linguagens de programação no mesmo ambiente era uma tarefa árdua. Em geral, instalar duas versões do Ruby no mesmo sistema ocasionava problemas, além do fato de não existir ambiente isolado para cada versão, o que ocasionava conflitos entre as dependências.

A fim de resolver esses problemas, surgiram softwares que gerenciam versões de linguagens de programação no mesmo sistema. No ambiente Ruby, existe o RBENV. Ele permite instalar diferentes versões do Ruby e realizar a troca da versão de forma fácil, sendo útil para ambientes de desenvolvimento. Ele também fornece um ambiente isolado para cada versão do Ruby, evitando conflitos entre as dependências de diferentes versões do Ruby.

O objetivo deste artigo é mostrar como instalar o rbenv no Ubuntu/Debian, além de explicar seus principais comandos. Esses comandos foram testados no Ubuntu 22.04 e no Debian 11. O rbenv existe no repositório do Ubuntu/Debian, entretanto no github do projeto é possível ver a informação que a versão existente no repositório está desatualizada, não oferecendo a capacidade de instalar as versões mais novas do Ruby. Desta forma, iremos usar o rbenv-installer para realizar a instalação.

Inicialmente, como usuário root ou usando sudo, devemos instalar o curl, o git e outras dependências diretamente do repositório, conforme wiki.

1
2
3
# apt-get update
# apt-get install curl git -y
# apt-get install autoconf bison patch build-essential rustc libssl-dev libyaml-dev libreadline6-dev zlib1g-dev libgmp-dev libncurses5-dev libffi-dev libgdbm6 libgdbm-dev libdb-dev uuid-dev -y

A partir deste momento, diretamente no seu usuário, iremos instalar o rbenv usando o rbenv-installer. É importante observar que o rbenv estará disponível apenas no usuário em que ele foi instalado.

1
$ curl -fsSL https://github.com/rbenv/rbenv-installer/raw/HEAD/bin/rbenv-installer | bash

Após a instalação, devemos configurar o bash para carregar o rbenv sempre que o bash for aberto, conforme wiki.

1
$ echo 'eval "$(~/.rbenv/bin/rbenv init - bash)"' >> ~/.bashrc

Neste momento, feche o terminal e abra novamente, e o rbenv estará disponível. Utilize o comando abaixo para verificar sua versão.

1
$ rbenv --version

Segue abaixo os principais comandos do Rbenv:

  • Listar as últimas versões estáveis do Ruby disponíveis para instalação
    1
    
    $ rbenv install -l
    
  • Listar todas as versões disponíveis do Ruby disponíveis para instalação
    1
    
    $ rbenv install --list-all
    
  • Instalando uma versão específica do Ruby, por exemplo, 3.2.0
    1
    
    $ rbenv install 3.2.0
    
  • Ver as versões do Ruby já instaladas no sistema
    1
    
    $ rbenv versions
    
  • Configurar uma versão específica do Ruby em um determinado diretório, por exemplo, 3.2.0, criando o arquivo .ruby_version. Com esse arquivo dentro do diretório, a versão do Ruby será ativada automaticamente pelo Rbenv assim que o usuário entrar na pasta
    1
    2
    
    $ cd pastadesejada
    $ ruby local 3.2.0
    
  • Configurar uma versão específica como default/global para o usuário, por exemplo, 3.2.0
    1
    
    $ rbenv global 3.2.0
    
Esta postagem está licenciada sob CC BY 4.0 pelo autor.